top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosé Alexandre Monteiro

Redigir - Plataforma adaptativa para Redação

Atualizado: 5 de out. de 2021



Muitos conhecem a Redigir como uma plataforma para correção online de redações, mas ela vai muito além disso: trata-se de uma plataforma adaptativa para ensino de escrita. Mas o que é uma plataforma adaptativa e o que faz da Redigir uma delas?




Plataforma Adaptativa: o que é?

Para responder a essa questão, imagine a seguinte situação, muito comum às escolas durante todo o século XX: ao longo do ano letivo, um professor, orientado por um livro didático, ensina os mesmos conteúdos para toda a turma. Essa dinâmica é seguida independentemente de uma parte dos alunos de fato ter aprendido a matéria e outra não. De modo similar, tendo de aprender ao mesmo tempo, e por meio do mesmo dispositivo, o livro, todos os estudantes são colocados diariamente em frente de 300 páginas, mesmo que só precisem, naquele momento, de duas ou três.

Ora, se levarmos em consideração o fato de que muitos alunos já chegam às classes dominando assuntos ainda não ministrados pelo professor, ao passo que outros tantos ainda precisam aprender conteúdos já tratados em sala de aula, essa realidade contrasta fortemente com o modelo acima apresentado, o que pode ser tomado como parte responsável pela desmobilização estudantil e pelos baixos índices de eficácia escolar, comuns não só àqueles dias mas também ao tempo presente. É justamente para enfrentar essa situação que surgiram as plataforma adaptativas, que são ferramentas a partir das quais:

  1. por meio de testes, são gerados relatórios diagnósticos que orientam as habilidades e dificuldades de cada estudante;

  2. por meio de relatórios, são indicados percursos de aprendizagem exclusivos aos alunos, com diferentes recursos, como vídeos, textos, exercícios, games etc.;

  3. por meio de algoritmos, são apresentados aos professores relatórios de suas turmas e alunos, com os quais é possível orientar as tomadas de decisão referentes aos processos de ensino.

Como reflexo desses três itens, as plataformas adaptativas são sistemas que customizam a aprendizagem dos alunos, atendendo à realidade diversa que os professores encontram em suas turmas. É essa customização que traz à tona o termo “adaptativa”, de modo a compor o conceito de “plataforma adaptativa”.

O que faz da Redigir uma Plataforma Adaptativa para Redação?



Pode-se sintetizar o funcionamento de uma plataforma adaptativa pela tríade Avaliação, Diagnóstico e Recurso de aprendizagem. Até recentemente, essa tríade só era possível por meio de testes de múltipla escolha, que consagraram mundialmente as maiores plataformas. A Plataforma Redigir, entretanto, inovou ao criar o primeiro sistema capaz de gerar diagnósticos por meio da correção de redações. Com a Redigir, a correção online foi elevada ao patamar da avaliação, por proporcionar diagnósticos específicos para cada estudante, acompanhados de percursos de aprendizagem exclusivos.

A Redigir ainda oferece um ambiente virtual de resultados destinado a professores e gestores escolares, o qual estimula maior engajamento familiar, visto que todo o processo é acompanhado remotamente, via App, pelos pais ou responsáveis.


Fonte: Plataforma Redigir

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page