Plataformas Adaptativas - Personalização do Ensino
- JosƩ Alexandre Monteiro
- 5 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2021

As plataformas adaptativas são softwares inteligentes através do uso do Big Data, que podem ou não utilizar da gamificação para propor atividades diferenciadas para os estudantes, respeitando diferentes etapas de ensino e fases de conhecimento na busca por autonomia e personalização do processo cognitivo.
Assim, o professor pode avaliar e fazer uso de plataformas diferenciadas que auxiliem os estudantes em suas dificuldades, pois, a maioria utiliza algoritmos que analisam o desempenho em tempo real e sugerem conteĆŗdos que variam de vĆdeos, games, exercĆcios, leituras, entre outros, de forma especĆfica e individualizada aos alunos.
AtravĆ©s da InteligĆŖncia Artificial, o sistema āvai conhecendoā o estudante e recomendando os conteĆŗdos e as atividades que estĆ£o alinhados com seu perfil, caracterĆsticas e dificuldades. Assim, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contĆnuo da experiĆŖncia de aprendizagem.
Como escolher uma plataforma adaptativa
Como a Aprendizagem Adaptativa é mais facilmente otimizada através de um software, é necessÔrio personalizar a plataforma de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino, priorizando o aprendizado de seus alunos. Por isso, a pesquisa por uma plataforma adaptativa sob medida é essencial.
AtravĆ©s do contato com uma entidade sĆ©ria Ć© possĆvel firmar a parceria para colocar o ensino adaptativo em prĆ”tica da melhor maneira possĆvel. Afinal, a busca pela divulgação de materiais intermidiĆ”ticos deixou de ser um luxo das instituiƧƵes para virar uma verdadeira missĆ£o de vida, jĆ” que a forma de aprender das novas geraƧƵes pode desafiar ā e muito ā as possibilidades do ensino tradicional.
Hoje, queremos que você conheça algumas dessas plataformas, incluindo plataformas latinoamericanas. Entre elas, estão a Redigir, plataforma adaptativa para o ensino de escrita, a Smart Sparrow que permite que qualquer pessoa crie seu próprio curso, a DreamBox que personaliza o ensino por meio de games, e a Geekie Games, plataforma nacional que ajuda estudantes a se prepararem para o Enem. Confira.

A Redigir Ć© uma plataforma adaptativa para ensino de escrita. As correƧƵes garantem aos estudantes uma experiĆŖncia exclusiva, orientada de acordo com suas reais dificuldades. Entregam tópicos de gramĆ”tica, listas de exercĆcios e videoaulas para cada desvio apontado pelo corretor.

A Smart Sparrow é uma startup incubada no Grupo de Pesquisas de Ensino Adaptativo da University of New South Wales, na Australia. Criada em 2010, a plataforma é destinada para os ensinos médio e superior e é a primeira a permitir que qualquer pessoa crie seu curso interativo e adaptativo. Em parceria com mais seis universidades australianas, a Smart Sparrow desenvolveu o Adaptive Mechanics, comunidade para praticar mecânica, no curso de engenharia, que jÔ produziu uma redução de 31% para 7% no número de alunos reprovados na disciplina.

A DreamBox Learning é uma plataforma adaptativa de matemÔtica para ensino bÔsico e fundamental 1, que utiliza a lógica da ramificação para personalizar o ensino a partir de todas as decisões, resoluções, cliques e dúvidas de cada aluno. O programa, que jÔ é usado em todos os 50 estados dos Estados Unidos, é conhecido por alcançar resultados positivos em testes padronizados.

Grockit Ć© uma empresa de aprendizado colaborativo que comeƧou como uma plataforma teste para preparar estudantes para provas. O programa Ć© personalizado nĆ£o só de acordo com as respostas certas e erradas dos alunos, mas tambĆ©m avaliando a maneira como eles respondem Ć s questƵes. A plataforma inclui grupos de estudo, vĆdeos, instrutores ao vivo e games, os testes preparatórios sĆ£o desenvolvidos para o ensino fundamental 2 e mĆ©dio, a Grock.it tambĆ©m estĆ” disponĆvel para iPad.

A plataforma Ć© fruto de uma parceria entre a editora John Wiley & Sons e a Snapwiz, empresa especializada em soluƧƵes de aprendizagem adaptativas. Juntas, as duas empresas lanƧam a WileyPlus with Orion, voltada para o ensino superior. O site visa integrar ensino adaptativo com um ambiente de aprendizagem on-line com foco em pesquisa, prĆ”tica, colaboração e avaliaƧƵes que consideram os pontos fortes e necessidades Ćŗnicas de cada aluno para fazĆŖ-los usar seu tempo de maneira mais eficiente. Antes da unificação, o Wiley Plus jĆ” era usado por mais de 2 milhƵes de pessoas em mais de 20 paĆses.

A ScootPad Ć© uma plataforma adaptativa para estudantes do ensino fundamental desenvolverem habilidades de leitura e matemĆ”tica. Com planos gratuitos, o site, que oferece informaƧƵes em tempo real para os professores e aprendizado por meio de jogos, tem parcerias com o Google in Education, o Edmodo e a Schoology Platform. LanƧada em 2012, a plataforma ā que jĆ” Ć© usada por mais de 25 mil escolas em mais de 8 mil cidades ā tambĆ©m estĆ” disponĆvel para celulares e tablets com sistema operacional Android e iPads.

A Knewton Ć© considerada a maior plataforma adaptativa do mundo e oferece conteĆŗdo personalizado, de diferentes formas, para alunos dos ensinos fundamental 1 e 2 e mĆ©dio. Com a meta de chegar a mais de 10 milhƵes de alunos atĆ© o ano que vem, a plataforma ā que fez uma parceria com a Pearson em agosto deste ano ā foi considerada, em janeiro de 2012, a 47a companhia mais inovadora do mundo pela Fast Company.

A Geekie Games Ć© uma plataforma brasileira de ensino adaptativo, lanƧada em agosto deste ano, que oferece ensino personalizado por meio de games para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino MĆ©dio). Depois que cada estudante realiza os simulados on-line, os algoritmos vĆ£o identificar suas necessidades e dificuldades, a melhor maneira de ensinĆ”-lo e apresentar essas informaƧƵes para que o professor tambĆ©m possa adaptar suas aulas. A plataforma jĆ” conta com a adesĆ£o das secretarias de educação do Acre, Bahia, CearĆ”, EspĆrito Santo, GoiĆ”s, ParĆ” e Pernambuco.

Ć uma plataforma adaptativa de matemĆ”tica uruguaia voltada para estudantes do ensino fundamental e mĆ©dio, que oferece um sistema de avaliação integral com relatórios de desenvolvimento para alunos e professores. A plataforma tem mais de 100 mil exercĆcios, alĆ©m de glossĆ”rios, arquivos de textos e quizzes, e desenvolve micro e macroadaptabilidade, promovendo a personalização tanto individual como para um grupo de estudantes, de acordo com as semelhanƧas de suas necessidades, conhecimentos e desenvolvimentos.
Fonte: Porvir

A transformação digital na educação veio para ficar, e a JAM Tech estÔ totalmente engajada com as novas tecnologias para ajudar sua instituição percorrer este caminho com passos largos e assertivos. Nada de gambiarras tecnológicas. Deixe-nos conduzir sua equipe neste processo!
