
As plataformas adaptativas são softwares inteligentes através do uso do Big Data, que podem ou não utilizar da gamificação para propor atividades diferenciadas para os estudantes, respeitando diferentes etapas de ensino e fases de conhecimento na busca por autonomia e personalização do processo cognitivo.
Assim, o professor pode avaliar e fazer uso de plataformas diferenciadas que auxiliem os estudantes em suas dificuldades, pois, a maioria utiliza algoritmos que analisam o desempenho em tempo real e sugerem conteúdos que variam de vídeos, games, exercícios, leituras, entre outros, de forma específica e individualizada aos alunos.
Através da Inteligência Artificial, o sistema “vai conhecendo” o estudante e recomendando os conteúdos e as atividades que estão alinhados com seu perfil, características e dificuldades. Assim, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.
Como escolher uma plataforma adaptativa
Como a Aprendizagem Adaptativa é mais facilmente otimizada através de um software, é necessário personalizar a plataforma de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino, priorizando o aprendizado de seus alunos. Por isso, a pesquisa por uma plataforma adaptativa sob medida é essencial.
Através do contato com uma entidade séria é possível firmar a parceria para colocar o ensino adaptativo em prática da melhor maneira possível. Afinal, a busca pela divulgação de materiais intermidiáticos deixou de ser um luxo das instituições para virar uma verdadeira missão de vida, já que a forma de aprender das novas gerações pode desafiar – e muito – as possibilidades do ensino tradicional.
Hoje, queremos que você conheça algumas dessas plataformas, incluindo plataformas latinoamericanas. Entre elas, estão a Redigir, plataforma adaptativa para o ensino de escrita, a Smart Sparrow que permite que qualquer pessoa crie seu próprio curso, a DreamBox que personaliza o ensino por meio de games, e a Geekie Games, plataforma nacional que ajuda estudantes a se prepararem para o Enem. Confira.

A Redigir é uma plataforma adaptativa para ensino de escrita. As correções garantem aos estudantes uma experiência exclusiva, orientada de acordo com suas reais dificuldades. Entregam tópicos de gramática, listas de exercícios e videoaulas para cada desvio apontado pelo corretor.

A Smart Sparrow é uma startup incubada no Grupo de Pesquisas de Ensino Adaptativo da University of New South Wales, na Australia. Criada em 2010, a plataforma é destinada para os ensinos médio e superior e é a primeira a permitir que qualquer pessoa crie seu curso interativo e adaptativo. Em parceria com mais seis universidades australianas, a Smart Sparrow desenvolveu o Adaptive Mechanics, comunidade para praticar mecânica, no curso de engenharia, que já produziu uma redução de 31% para 7% no número de alunos reprovados na disciplina.

A DreamBox Learning é uma plataforma adaptativa de matemática para ensino básico e fundamental 1, que utiliza a lógica da ramificação para personalizar o ensino a partir de todas as decisões, resoluções, cliques e dúvidas de cada aluno. O programa, que já é usado em todos os 50 estados dos Estados Unidos, é conhecido por alcançar resultados positivos em testes padronizados.

Grockit é uma empresa de aprendizado colaborativo que começou como uma plataforma teste para preparar estudantes para provas. O programa é personalizado não só de acordo com as respostas certas e erradas dos alunos, mas também avaliando a maneira como eles respondem às questões. A plataforma inclui grupos de estudo, vídeos, instrutores ao vivo e games, os testes preparatórios são desenvolvidos para o ensino fundamental 2 e médio, a Grock.it também está disponível para iPad.

A plataforma é fruto de uma parceria entre a editora John Wiley & Sons e a Snapwiz, empresa especializada em soluções de aprendizagem adaptativas. Juntas, as duas empresas lançam a WileyPlus with Orion, voltada para o ensino superior. O site visa integrar ensino adaptativo com um ambiente de aprendizagem on-line com foco em pesquisa, prática, colaboração e avaliações que consideram os pontos fortes e necessidades únicas de cada aluno para fazê-los usar seu tempo de maneira mais eficiente. Antes da unificação, o Wiley Plus já era usado por mais de 2 milhões de pessoas em mais de 20 países.

A ScootPad é uma plataforma adaptativa para estudantes do ensino fundamental desenvolverem habilidades de leitura e matemática. Com planos gratuitos, o site, que oferece informações em tempo real para os professores e aprendizado por meio de jogos, tem parcerias com o Google in Education, o Edmodo e a Schoology Platform. Lançada em 2012, a plataforma – que já é usada por mais de 25 mil escolas em mais de 8 mil cidades – também está disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android e iPads.

A Knewton é considerada a maior plataforma adaptativa do mundo e oferece conteúdo personalizado, de diferentes formas, para alunos dos ensinos fundamental 1 e 2 e médio. Com a meta de chegar a mais de 10 milhões de alunos até o ano que vem, a plataforma – que fez uma parceria com a Pearson em agosto deste ano – foi considerada, em janeiro de 2012, a 47a companhia mais inovadora do mundo pela Fast Company.

A Geekie Games é uma plataforma brasileira de ensino adaptativo, lançada em agosto deste ano, que oferece ensino personalizado por meio de games para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Depois que cada estudante realiza os simulados on-line, os algoritmos vão identificar suas necessidades e dificuldades, a melhor maneira de ensiná-lo e apresentar essas informações para que o professor também possa adaptar suas aulas. A plataforma já conta com a adesão das secretarias de educação do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Pernambuco.

É uma plataforma adaptativa de matemática uruguaia voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que oferece um sistema de avaliação integral com relatórios de desenvolvimento para alunos e professores. A plataforma tem mais de 100 mil exercícios, além de glossários, arquivos de textos e quizzes, e desenvolve micro e macroadaptabilidade, promovendo a personalização tanto individual como para um grupo de estudantes, de acordo com as semelhanças de suas necessidades, conhecimentos e desenvolvimentos.
Fonte: Porvir

A transformação digital na educação veio para ficar, e a JAM Tech está totalmente engajada com as novas tecnologias para ajudar sua instituição percorrer este caminho com passos largos e assertivos. Nada de gambiarras tecnológicas. Deixe-nos conduzir sua equipe neste processo!
Comments