top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosé Alexandre Monteiro

Plataformas Adaptativas - Personalização do Ensino

Atualizado: 5 de out. de 2021



As plataformas adaptativas são softwares inteligentes através do uso do Big Data, que podem ou não utilizar da gamificação para propor atividades diferenciadas para os estudantes, respeitando diferentes etapas de ensino e fases de conhecimento na busca por autonomia e personalização do processo cognitivo.


Assim, o professor pode avaliar e fazer uso de plataformas diferenciadas que auxiliem os estudantes em suas dificuldades, pois, a maioria utiliza algoritmos que analisam o desempenho em tempo real e sugerem conteúdos que variam de vídeos, games, exercícios, leituras, entre outros, de forma específica e individualizada aos alunos.


Através da Inteligência Artificial, o sistema “vai conhecendo” o estudante e recomendando os conteúdos e as atividades que estão alinhados com seu perfil, características e dificuldades. Assim, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.


Como escolher uma plataforma adaptativa

Como a Aprendizagem Adaptativa é mais facilmente otimizada através de um software, é necessário personalizar a plataforma de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino, priorizando o aprendizado de seus alunos. Por isso, a pesquisa por uma plataforma adaptativa sob medida é essencial.


Através do contato com uma entidade séria é possível firmar a parceria para colocar o ensino adaptativo em prática da melhor maneira possível. Afinal, a busca pela divulgação de materiais intermidiáticos deixou de ser um luxo das instituições para virar uma verdadeira missão de vida, já que a forma de aprender das novas gerações pode desafiar – e muito – as possibilidades do ensino tradicional.


Hoje, queremos que você conheça algumas dessas plataformas, incluindo plataformas latinoamericanas. Entre elas, estão a Redigir, plataforma adaptativa para o ensino de escrita, a Smart Sparrow que permite que qualquer pessoa crie seu próprio curso, a DreamBox que personaliza o ensino por meio de games, e a Geekie Games, plataforma nacional que ajuda estudantes a se prepararem para o Enem. Confira.



A Redigir é uma plataforma adaptativa para ensino de escrita. As correções garantem aos estudantes uma experiência exclusiva, orientada de acordo com suas reais dificuldades. Entregam tópicos de gramática, listas de exercícios e videoaulas para cada desvio apontado pelo corretor.



A Smart Sparrow é uma startup incubada no Grupo de Pesquisas de Ensino Adaptativo da University of New South Wales, na Australia. Criada em 2010, a plataforma é destinada para os ensinos médio e superior e é a primeira a permitir que qualquer pessoa crie seu curso interativo e adaptativo. Em parceria com mais seis universidades australianas, a Smart Sparrow desenvolveu o Adaptive Mechanics, comunidade para praticar mecânica, no curso de engenharia, que já produziu uma redução de 31% para 7% no número de alunos reprovados na disciplina.



A DreamBox Learning é uma plataforma adaptativa de matemática para ensino básico e fundamental 1, que utiliza a lógica da ramificação para personalizar o ensino a partir de todas as decisões, resoluções, cliques e dúvidas de cada aluno. O programa, que já é usado em todos os 50 estados dos Estados Unidos, é conhecido por alcançar resultados positivos em testes padronizados.



Grockit é uma empresa de aprendizado colaborativo que começou como uma plataforma teste para preparar estudantes para provas. O programa é personalizado não só de acordo com as respostas certas e erradas dos alunos, mas também avaliando a maneira como eles respondem às questões. A plataforma inclui grupos de estudo, vídeos, instrutores ao vivo e games, os testes preparatórios são desenvolvidos para o ensino fundamental 2 e médio, a Grock.it também está disponível para iPad.



A plataforma é fruto de uma parceria entre a editora John Wiley & Sons e a Snapwiz, empresa especializada em soluções de aprendizagem adaptativas. Juntas, as duas empresas lançam a WileyPlus with Orion, voltada para o ensino superior. O site visa integrar ensino adaptativo com um ambiente de aprendizagem on-line com foco em pesquisa, prática, colaboração e avaliações que consideram os pontos fortes e necessidades únicas de cada aluno para fazê-los usar seu tempo de maneira mais eficiente. Antes da unificação, o Wiley Plus já era usado por mais de 2 milhões de pessoas em mais de 20 países.



A ScootPad é uma plataforma adaptativa para estudantes do ensino fundamental desenvolverem habilidades de leitura e matemática. Com planos gratuitos, o site, que oferece informações em tempo real para os professores e aprendizado por meio de jogos, tem parcerias com o Google in Education, o Edmodo e a Schoology Platform. Lançada em 2012, a plataforma – que já é usada por mais de 25 mil escolas em mais de 8 mil cidades – também está disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android e iPads.



A Knewton é considerada a maior plataforma adaptativa do mundo e oferece conteúdo personalizado, de diferentes formas, para alunos dos ensinos fundamental 1 e 2 e médio. Com a meta de chegar a mais de 10 milhões de alunos até o ano que vem, a plataforma – que fez uma parceria com a Pearson em agosto deste ano – foi considerada, em janeiro de 2012, a 47a companhia mais inovadora do mundo pela Fast Company.



A Geekie Games é uma plataforma brasileira de ensino adaptativo, lançada em agosto deste ano, que oferece ensino personalizado por meio de games para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Depois que cada estudante realiza os simulados on-line, os algoritmos vão identificar suas necessidades e dificuldades, a melhor maneira de ensiná-lo e apresentar essas informações para que o professor também possa adaptar suas aulas. A plataforma já conta com a adesão das secretarias de educação do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Pernambuco.



É uma plataforma adaptativa de matemática uruguaia voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que oferece um sistema de avaliação integral com relatórios de desenvolvimento para alunos e professores. A plataforma tem mais de 100 mil exercícios, além de glossários, arquivos de textos e quizzes, e desenvolve micro e macroadaptabilidade, promovendo a personalização tanto individual como para um grupo de estudantes, de acordo com as semelhanças de suas necessidades, conhecimentos e desenvolvimentos.


Fonte: Porvir



 

A transformação digital na educação veio para ficar, e a JAM Tech está totalmente engajada com as novas tecnologias para ajudar sua instituição percorrer este caminho com passos largos e assertivos. Nada de gambiarras tecnológicas. Deixe-nos conduzir sua equipe neste processo!



42 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page